Explicação Marcos 9, O menino endemoninhado

Share:

Explicação Marcos 9, O menino endemoniado

Explicação, Marcos 9.

 Nos primeiros versículo do livro de Marcos  capítulo 9, a bíblia narra que Jesus subiu a um monte, e junto com Ele foram também três de seus discípulos, Pedro Tiago e João. Todos os demais discípulos permaneceram onde estavam e não subiram. O que aconteceu foi que, enquanto Jesus estava encima do monte com Pedro, Tiago e João, apareceu onde os outros discípulos estavam um homem desesperando com seu filho que supostamente estaria endemoninhado com um espírito de mudez. O homem então teria pedido aos discípulos para expulsarem aquele demônio do jovem, porém, mesmo tentando várias vezes aqueles discípulos não conseguiram expulsar o espírito maligno que se apossou do menino.

 Os escribas que alí se faziam presentes eram grandes estudiosos que acreditavam na vinda de um messias, porém não acreditavam que Jesus fosse o tal. Então vendo que os discípulos não conseguiram expulsar o espírito maligno, os escribas se aproveitaram da situação para discutirem com os seguidores de Jesus.

 Quando Jesus retornou do monte, presenciou então a discussão que acontecia entre seus discípulos e os escribas, ao  perguntar o que estava acontecendo, veio o homem desesperado com seu filho e explicou tudo o que ocorrera.
 Ao ter conhecimento de tudo que tinha acontecido, Jesus então questiona seus discípulos dizendo,  “Ó geração sem fé, até quando estarei Eu junto a vós? Até quando vos suportarei? Trazei-o a mim!”.  Demonstrando  dessa forma que a fé daqueles que o seguiam tinha esfriado, e já não eram mais capazes de expulsar demônios como no momento em que Jesus tinha lhes dado autoridade.

 Em seguida levaram o menino até a presença do Senhor, e o menino endemoninhado começava a se contorcer e demonstrar sinais semelhantes a de quem está tendo um ataque epilético. E sucedeu que Jesus perguntou aquele homem, a quanto tempo o garoto estava daquela forma, então respondeu-lhe, desde a infância.

 Depois de todos estes acontecimentos, aquele homem já estava com sua fé abalada pois viu que nem mesmo os discípulos de Cristo tinham conseguido repreender aquele espírito, porém o Senhor o falou "Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê" (Marcos 9;23 ),"e logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade" (Marcos 9;24 )
Sucedendo isso, Jesus com toda sua autoridade repreendeu o espírito maligno do menino dizendo, "Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai, e não entres mais nele" (Marcos 9;25 ).
 ''Todos os discípulos ficaram admirados com aquilo, então perguntaram a Jesus, Mestre, Por que o não pudemos nós expulsar? "e disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum" (Marcos 9;28-29 ).

 Com isso podemos concluir que, nunca devemos deixar de orar, de jejuar e de nos consagrar completamente a Deus, pois é através destas coisas que alimentamos nossa fé diariamente. Aqueles discípulos certamente tinham deixado a sua fé esfriar, provavelmente já não oravam tanto e nem jejuavam tanto, e por conta disso já não estavam aptos a intercederem por aquele pai desesperado.
 Então que nós não venhamos ser como tais discípulos, que não venhamos deixar nossa fé esfriar a tal ponto. Nós necessitamos da presença de Deus diariamente e precisamos alimentar nossa fé  todos os dias. Espero que possamos estar sempre na presença do nosso Senhor e que possamos sempre estar  aptos a cumprir as suas obras.


Nenhum comentário

É proibido qualquer tipo de SPAM