(TREINAMENTO PARA PREGADORES) 5 DICAS SIMPLES DE COMO PREGAR A PALAVRA DE DEUS PELA PRIMEIRA VEZ

Share:
A primeira pregação sempre é a mais difícil! Um bom treinamento é algo indispensável para um pregador! veja algumas dicas de como ir bem na sua primeira pregação.

treinamento , a pregação é o alimento espiritual de Deus para o ser humano, dicas de como pregar a palavra de Deus pela primeira vez



"A pregação é como um pão para o ser humano, é o nosso alimento espiritual, sem ela o nosso espírito morre de "Fome"


Alguns sintomas do pregador iniciante:

Frio na barriga, pernas bambas, palavras que não saem e muito mas muito nervosismo mesmo.... esses são os sintomas que sentimos quando estamos prestes a pregar nossos primeiros sermões. É meu amigo.... não é nada fácil! Mas se temos a chamado de Deus, não há perna bamba, frio na barriga ou nervosismo que nos impeça de cumprir o ide do Senhor não é mesmo?.


todos os pregadores precisam de um treinamento, como pregar a palavra de Deus pela primeira vez, vença o seu nervosismo e sua ansiedade



Ficar nervoso durante uma pregação é totalmente normal, principalmente quando se trata das nossas primeiras experiências encima do púlpito.


"A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central consequente à interpretação de uma situação de perigo"

*Traduzindo...


Ficamos ansiosos e nervosos quando nosso cérebro acha que estamos em perigo.

 E é justamente o que acontece. Quando subimos em um palco ou temos que apresentar algo para uma multidão de pessoas, nosso cérebro só consegue pensar no futuro e apenas consegue se concentrar em tudo de ruim que poderá acontecer.

como pregar a palavra de Deus pela primeira vez, pregar a palavra de Deus é um dever nosso, não há nenhuma dificuldade que possa nos impedir de pregar o evangelho




 Eu me lembro da minha primeira pregação como se fosse ontem, as pernas tremiam mais que vara verde, as mãos suavam sem parar e o coração parecia que ia sair goela acima.
 Foi simplesmente uma das maiores experiências que eu já tive em minha vida.
Eu até que tinha estudado bastante, decorei todas as referências, preparei um esboço nota 10, e já estava até me sentido um pregador de primeira, achava que ia chegar e arrasar, mas .... na hora de subir no púlpito e olhar para aquela multidão de quinze pessoas que mais parecia um estádio lotado, o "pregador" aqui tremeu nas bases rapidinho.


Comentários a parte, nesse artigo eu pretendo trazer algumas dicas para quem está iniciando no seu ministério de pregação, principalmente para as pessoas que desejam pregar a palavra de Deus pela primeira vez.


como pregar a palavra de Deus pela primeira vez, dicas de como pregar a palavra de Deus pela primeira vez




*"Antes de passarmos para as dicas de como pregar a palavra de Deus pela primeira vez, veja alguns erros que os pregadores iniciantes devem evitar".

1° -  Pregar sem ter um objetivo específico. ( se você foi chamado para pregar procure se informar qual é o tipo de culto daquele dia, e busque elaborar um sermão de acordo com o mesmo).

2° - Deixar de pregar porquê não foi bem sucedido nas vezes anteriores.

3° - Não ler a bíblia (por incrível que pareça ainda existem muitos pregadores que simplesmente não leem a bíblia, apenas pegam esboço prontos e começam a pregar coisas que nem eles próprios tem conhecimento).

4° - Pregar mensagens muito longas ( é totalmente desnecessário para quem ainda está no início de seu ministério).


como pregar a palavra de Deus pela primeira vez, dicas de como pregar a palavra de Deus pela primeira vez





Pois bem.... agora você já sabe o quê não deve fazer.


"Então lá vai as 5 dicas simples de como pregar a palavra de Deus pela primeira vez".



1° - PREPARE-SE ATRAVÉS DA ORAÇÃO

A oração é simplesmente algo indispensável para a vida de um cristão. A oração é uma importante ferramenta para o sucesso do estudo bíblico e pregação da palavra. Além de orar, seja praticante do jejum, para que você possa estar mais intimamente ligado ao que é espiritual.
Você pode conseguir vários benefícios através da oração tais cono como:
*Paz mental
*Consolo e força para enfrentar provações
*Sabedoria de Deus

Portanto, nunca se esqueça de estar em constante oração.


treinamento para pregadores,a oração é algo essencial para o pregador, você que vai pregar a palavra de Deus pela primeira vez não esqueça de orar sempre, dicas de como pregar a palavra de Deus pela primeira vez




2° - TENTE AFASTAR OS MAUS PENSAMENTOS

 As vezes nossa inexperiência, ansiedade e medo, pode levar-nos a pensamentos catastróficos, onde imaginamos que tudo de errado e ruim acontecerá. Pensamos as mais variadas coisas, como: Vou esquecer a mensagem, vou gaguejar, todos irão rir de mim, ninguém irá dar atenção, etc...
Afaste todos estes tipos de pensamentos, que somente aparecem para nos parar e desmotivar. Estes pensamentos de nada ajudam, pense positivo, se prepare, seja humilde, não pregue para receber elogios e creia que Deus é contigo e que você será instrumento nas mãos dEle.
Lembre-se do seguinte versículo que Deus nos deixou:
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Filipenses 4.6).


como pregar a palavra de Deus pela primeira vez, para quem vai pregar pela primeira vez é muito importante focar sempre em pensamentos positivos




3° - FAÇA PREGAÇÕES CURTAS

Essa é uma dica muito valiosa, principalmente para quem está iniciando. Faça pregações curtas que durem cerca de 20 a 25 minutos. Ao pregar sermões mais curtos você vai ser obrigado a direcionar e focar em seu principal ponto, sem ficar fazendo rodeios.


fazer pregações curtas é uma ótima opção para quem vai pregar a palavra de Deus pela primeira vez



4° - FALE PAUSADAMENTE

Quanto mais rápido você falar pior será, pois além de  dificultar a  sua respiração, isso também fará com que você tenha menos tempo para pensar. Portanto, procure falar pausadamente,  respire devagar, assim seu cérebro vai processar melhor as ideias.


falar pausadamente ajuda bastante quem deseja pregar a palavra de Deus pela primeira vez







5° - SE PREPARE COM RECURSOS ADEQUADOS


Procure sempre mais conhecimento através de livros, artigos, vídeos ou qualquer outro meio didático. Não se acomode! É sempre indicado para quem está começando que faça algum treinamento,( caso se interesse, deixarei um excelente  treinamento online no final desse artigo).

Procure sempre fontes confiáveis e nunca desista do seu ministério.
É sempre importante ter conhecimento, busque sempre mais e mais conhecimento, aprimore-se e não desista do seu ministério.






Muitos pregadores tem fracassado e cometido muitos erros e transmitido até heresias a igreja de Cristo em sua tarefa de pregar o evangelho, isto porque ainda não descobriram a importância do aprendizado.

!ATENÇÃO!


Lembra do treinamento para pregadores que citei mais acima?... pois bem, esse treinamento se trata de um kit para pregadores criado pela Universidade da Bíblia, que é simplesmente uma das maiores universidades de ensino eclesiástico responsável pela formação de milhares de pregadores e teólogos.

NESSE TREINAMENTO VOCÊ APRENDE


» TUDO EM HOMILÉTICA! (Tudo!)




  • A ELOQUÊNCIA DA PREGAÇÃO! 
  • "A ciência da pregação",
  • "Arte de fala religiosa"
  • Do grego: "Homilio" (conversa, fala, eloquência)
  • A arte do preparo e pregação de sermões
  • A arte da organização das ideias que serão apresentadas.
  • A arte do uso do idioma.
  • A arte da apresentação do sermão. 





» TUDO EM  SERMÕES!




  • Sermão evangelístico
  • O sermão doutrinário
  • O sermão devocional
  • O sermão de consagração
  • O sermão ético ou moral
  • O sermão de alento (ou pastoral)
  • Sermão textual
  • Sermão expositivo
  • Sermões Tópicos ou Temáticos

» TUDO SOBRE ORATÓRIA!

Curso de oratória
Comunicação interpessoal


Além de todos esses estudos e treinamentos por vídeo aula, você também vai receber um CERTIFICADO – da universidade da bíblia, reconhecido nacional e internacionalmente, um Livro com 2000 ilustrações, esboços e sermões, além de diversos bônus que podem ser vistos na  página do curso.



  Veja o vídeo completo!



"A pregação é a mensagem de Deus entregue aos homens, para que esses passem a outros. É o meio pelo qual Deus doutrina (ensina), santifica e nutre Sua amada Igreja. A Pregação do Evangelho de Cristo é o principal, e o mais importante dever de um cristão". 


"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura"



Caso você sinta que tem o chamado para o ministério de pregação, eu indico que conheça o Kit completo para pregadores. Esse treinamento vai ajudar a edificar de uma forma tremenda o seu ministério.






Bons estudos!

11 comentários:

  1. Boas dicas, estarei usando todas meu irmão. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. gostei muito amigo, que Deus continue te abençoando. Continue sempre postando mais conteúdo porque eu creio que você está ajudando muita gente da mesma forma que está me ajudando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por estar ajudando :) . Pode ficar tranquilo pois estarei sempre postando conteúdo novo aqui.

      Excluir
  3. agradeço pelas dicas, em breve estarei adquirindo o curso, tenho muita vontade de ser um pregador da palavra de Deus. não pare com seu trabalho pois o site tem me ajudado bastante, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista meu irmão.... muitos são chamados mais poucos são escolhidos, se você tem um propósito, certamente Deus irá cumpri-lo. Como já foi dito no artigo, uma boa dica é sempre estar preparado. Estude bastante a bíblia e vai em frente cumprir o ide do Senhor.
      Não esqueça de dar uma olhada no treinamento. :)

      Excluir
  4. adorei, estarei pondo em prática todas as dicas, fui convidada pra pregar no culto de jovens próximo sábado e estou tentando aprender o máximo sobre pregações. se puder me informar um pouco melhor sobre o treinamento seria ótimo ( cristinacarvalhool@gmail.com )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Cristo irmã. Para saber mais sobre o treinamento ou adiquiri-lo basta clicar no link do artigo ou no banner no final do artigo.

      Excluir
  5. Eu quero o curso valdenoronorino@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Cristo irmão. Basta clicar no link ou no banner no final do artigo.

      Excluir
  6. Glorias a Deus, será de grande proveito essas dicas, Deus abencoe

    ResponderExcluir

É proibido qualquer tipo de SPAM