COMO PREPARAR UM SERMÃO BÍBLICO DA FORMA CORRETA, (COM EXEMPLOS DE ESBOÇOS)

Share:
Veja só algumas dicas de COMO PREPARAR UM SERMÃO BÍBLICO DA FORMA CORRETA, (COM EXEMPLOS DE ESBOÇOS).



É muito grande o número de pessoas que me procuram em busca de dicas e materiais para a elaboração de sermões, por isso resolvi trazer algumas dicas para ajudar essas pessoas e no final desse artigo eu vou deixar a maior dica de todas, algo realmente surpreendente que me ajuda até hoje na elaboração dos meus sermões.


COMO PREPARAR UM SERMÃO BÍBLICO DA FORMA CORRETA, COMO PREPARAR UM ESBOÇO PARA PREGAÇÃO, COMO PREPARAR UM SERMÃO




De fato a elaboração de sermões não é algo fácil não é verdade? porém quanto mais material de apoio e informações você possuir mais fácil se tornará essa tarefa, por isso agora vou te mostrar alguns exemplos de esboços de pregações que com certeza vão te ajudar bastante!.

 Se você é do tipo de pessoa que possui dificuldade para elaborar sermões, mesmo estudando muito a Bíblia e consultando dezenas de fontes, saiba que esse problema é algo comum e que pode ser resolvido se você utilizar um bom material de apoio ( e é claro, você deve sempre estar em comunhão com Deus).



COMO PREPARAR UM SERMÃO BÍBLICO DA FORMA CORRETA, COMO PREPARAR UM ESBOÇO PARA PREGAÇÃO, COMO PREPARAR UM SERMÃO







 Antes de te passar os exemplos de sermões eu gostaria de te contar uma história. 

 Assim como você eu também já sofri muito com elaboração de sermões, simplesmente eu lia a Bíblia de capa a capa mas não conseguia elaborar nada, e era frustrante pois todos meus amigos conseguiam pregar mensagens maravilhosas que envolvia toda a igreja e o máximo que eu conseguia era dar a Paz do Senhor!.
  Foi aí então que eu resolvi fazer algumas pesquisas com o intuito de me aprimorar e descobri algo fascinante!. Descobri que poderia criar os meus próprios esboços observando esboços já prontos, (NÃO COPIANDO AS MENSAGENS MAS ESTUDANDO SUA ESTRUTURA, SUAS REFERÊNCIAS E TODO SEU DESENVOLVIMENTO).



 Por isso agora vou deixar alguns exemplos de esboços de pregações, para que você possa observar como  eles são preparados e se você quiser pode até usa-los em suas pregações já que no início ainda é bem difícil criar os próprios.






ESBOÇOS DE PREGAÇÕES


1º Transformados para sempre




Romanos 6:22 e Outras Passagens
“Mas agora vocês foram libertados do pecado e transformados em servos de Deus. Com isso vocês ganham uma vida completamente dedicada a ele, e o resultado é que vocês terão a vida eterna.”
Tenho encontrado pessoas que desejam ardentemente viver uma NOVA VIDA, porém, continuam sem RUMO e DIREÇÃO. São pessoas boas, bem intencionadas, religiosas e até mesmo espirituais, mas que ainda não tiveram uma experiência com CRISTO.

Em junho de 1942 uma menina alemã de 13 anos de idade, ganhou um caderno branco e vermelho. Dele fez seu primeiro e único diário; mais tarde reiniciado em outros dois cadernos de exercícios; em 1944 foi reescrito e revisado em mais 324 folhas avulsas de papel colorido. Aos 15 anos Anne Frank foi presa, deportada e morta num campo de concentração. Três anos depois este diário foi publicado como uma narrativa do Holocausto e tornou-se um dos livros mais vendidos no mundo. O seu diário impactou o mundo…E a nossa vida, tem IMPACTADO às pessoas?

 Quando somos transformados por Deus:
1) EXPERIMENTAMOS UMA MUDANÇA INTERIOR.
(V. 22a) “Mas agora vocês foram libertados do pecado e transformados em servos de Deus. Com isso vocês ganham uma vida completamente dedicada a ele, e o resultado é que vocês terão a vida eterna.”
 LIBERTO – (ελευθεροω eleutheroo) = Tornar livre; colocar em liberdade: do domínio do pecado; desatar o nó; liberar das correntes.
 Somente CRISTO nos LIBERTAR Completamente!
 TRANSFORMADOS – (μεταμορφοω metamorphoo) = Mudar de forma, transformar, transfigurar, mudar a mente para melhor, mudança de coração e com pesar, pelos pecados praticados no passado.
 Somente assim foi possível EXPERIMENTAR um novo PROJETO de vida!

 Esta liberdade reflete dimensões:

• Quanto ao passado, fomos PERDOADOS.
• Quanto ao presente, somos ABENÇOADOS.
• Quanto ao futuro, seremos GLORIFICADOS.
2) VIVENCIAMOS UM NOVO PROJETO DE VIDA.
(V. 22b) “Mas agora vocês foram libertados do pecado e transformados em servos de Deus. Com isso vocês ganham uma vida completamente dedicada a Ele (transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação), e o resultado é que vocês terão a vida eterna.”
 SANTIFICADOS – (αγιος hagios) = Consagração, purificação, o efeito da consagração, santificação de coração e vida; uma ação que por causa da nossa conecção com Deus, possuem uma distinção inigualável.
 Somente em CRISTO experimentamos NOVIDADE DE VIDA !
 Isto significa: Romper definitivamente com VELHOS COSTUMES!
(Romanos 6:4) “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.”
3) ASSEGURAMOS UMA VIDA SEM FIM.
(V. 22c) “Mas agora vocês foram libertados do pecado e transformados em servos de Deus. Com isso vocês ganham uma vida completamente dedicada a ele, e o resultado é que vocês terão a vida eterna.”
 ETERNIDADE – (αιωνιος aionios) = Sem começo e nem fim, aquilo que sempre tem sido e sempre será, sem fim, nunca termina, eterno.
 Somente Deus pode ASSEGURAR a nossa ETERNIDADE !
CONCLUSÃO: Ter a vida transformada:

a) Começa no CORAÇÃO.

b) É um PROCESSO espiritual.
c) Tem como OBJETIVO a glória de Deus.
 Submissos à Cristo, reflitamos a BELEZA DE CRISTO.
Nem todos tem a experiência de DOR e MORTE como a de Anne Frank, mas em CRISTO, temos uma experiência de LIBERDADE, SANTIDADE e VIDA! Que a BELEZA de Cristo se veja em nós.
_______________________________________________________________

2º Não Olhe Para Trás


Gênesis 19:16,17 e 26 e Outras Passagens
“E, os anjos pegaram pela mão Ló, a sua mulher e as suas filhas e os levaram para fora da cidade, pois o Deus Eterno teve compaixão de Ló. Então um dos anjos disse a Ló: Agora corra e salve a sua vida! Não olhe para trás, nem pare neste vale. Fuja para a montanha; se não, você vai morrer. E aconteceu que a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal.”
Depois da destruição de Sodoma e Gomorra, a mulher de Ló, desobedeceu a Deus, olhou para trás e se transformou numa estátua de sal. Quando Deus nos liberta do pecado, Ele deseja que nos tornemos verdadeiramente livres.
  • Não cometa o pecado da mulher de Ló!

1)      OLHAR PARA TRÁS SIGNIFICA DESCRENÇA.

(II Cor. 5:17) “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.”
  • Mesmo com o testemunho de Ló, Abraão e os servos de Deus ela era descrente.
(I Tim. 1:16) “Mas foi por esse mesmo motivo que Deus teve misericórdia de mim, para que Cristo Jesus pudesse mostrar toda a sua paciência comigo. E isso ficará como exemplo para todos os que, no futuro, vão crer nele e receber a vida eterna.”

2)      OLHAR PARA TRÁS SIGNIFICA REBELDIA.

(I Ped. 1:14) “Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes.”
  • OBEDIÊNCIA à Deus, é RESULTADO de ARREPENDIMENTO sincero.
(I Tim. 1:13) “Ele fez isso apesar de eu ter dito blasfêmias contra ele no passado e de o ter perseguido e insultado. Mas Deus teve misericórdia de mim, pois eu não tinha fé e por isso não sabia o que estava fazendo.”
3)      OLHAR PARA TRÁS SIGNIFICA RESISTÊNCIA.

(Heb. 3:15) “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, não sejam teimosos como foram os seus antepassados, quando se revoltaram contra Deus.”
  • RESISTÊNCIA é resultado de um CORAÇÃO endurecido.
(Ezequiel 36:26) “Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso e obediente.”

CONCLUSÃO : Olhe para frente e na direção certa!!!

“Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus” (Heb. 12:2).
(Pr Vitor Hugo)
Esses são apenas dois dos vários esboços de pregação que eu utilizo, e garanto se você utiliza-los bem, você com certeza vai conseguir elaborar sermões bíblicos de uma forma extraordinária.

(!!DICA IMPORTANTE!!)

 Antes de você sair desse artigo eu queria te falar de uma pessoa que me ajudou de uma forma INCRÍVEL, e que com certeza Deus enviou para me tirar de maus bocados.
O pastor Aldenir Araújo é pastor e pregador  mais de 20 anos e durante todo o seu ministério já escreveu mais de dois mil esboços de pregações! e com o intuito de ajudar pessoas como eu e como você, ele resolveu escolher  365 de seus melhores esboços e decidiu disponibilizar em forma de E-book (livro digital que você pode baixar) que eu mesmo já baixei e estou desfrutando de todo um oceano de conhecimento.
Dá só uma olhada no material que esse pastor abençoado preparou para nós!!.


>“Descubra 365 esboços prontos para você pregar com sabedoria e autoridade<


EU TE GARANTO QUE VOCÊ NÃO VAI SE ARREPENDER.


Faça Parte do Nosso Exército de Pregadores, Inscreva-se e Receba nossas Novidades

Um comentário:

É proibido qualquer tipo de SPAM