COMO PREGAR A PALAVRA DE DEUS PELA PRIMEIRA VEZ

Share:


 Uma grande dúvida que muitos pregadores iniciantes tem é, COMO PREGAR A PALAVRA DE DEUS PELA PRIMEIRA VEZ?



 A verdade é que não existe nenhuma fórmula mágica que transforme uma pessoa que nunca pregou antes, em um exímio pregador. Oque existem são cursos que ensinam estratégias de como se comunicar bem e como interpretar de forma correta os textos bíblicos, fazendo com que dessa forma o pregador em questão tenha domínio sobre aquilo que está fazendo. (OBS: Independente do curso que faça, busque sempre manter sua vida espiritual de forma exemplar!).



O DEVER DA PREGAÇÃO
(COMO PREGAR A PALAVRA DE DEUS PELA PRIMEIRA VEZ)



 Pregar as boas novas é simplesmente o dever mais importante dos cristãos aqui na terra, pois é por meio dela que anunciamos todas as grandezas de Jesus Cristo. Muitos acreditam que pregar é uma tarefa voltada apenas apenas para aqueles que exercem esse ministério encima dos púlpitos, porém devemos saber que esse é um dever de absolutamente TODOS os cristãos. Lembre-se do que disse Jesus!.
"(Marcos 16;15) - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura"
Todos aqueles que possuem o desejo de aprender como pregar a palavra de Deus pela primeira vez, devem ter em mente que a pregação é uma tarefa nobre que deve ser exposta sempre cuidadosamente e jamais deve ser feita de forma relaxada.
  "(Jeremias 48:10) -  Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente”

 

DICAS DE COMO PREGAR A PALAVRA DE DEUS PELA PRIMEIRA VEZ


1 - ESTUDE

 Conhecer o assunto sobre o qual vai falar é algo extremamente necessário. O conhecimento sobre o assunto aumenta consideravelmente a confiança de qualquer pessoa. Estude bem a bíblia, todas as referências que serão citadas, leia artigos na internet que possam ser úteis (mas não copie nada de ninguém), leia livros e tire suas dúvidas com pessoas mais capacitadas como, líderes ou até mesmo o seu pastor.



2 - COMUNICAÇÃO

 A comunicação não se resume a fala verbal, existem alguns outros fatores na comunicação que podem ser essenciais na hora de expor uma pregação, principalmente quando se vai pregar a palavra de Deus pela primeira vez.  A linguagem corporal é algo muito importante a ser observado, pois através dela falamos muita coisa. 
- Olhe sempre nos olhos do seu público.
- Gesticule enquanto fala.
- Mantenha uma postura aberta.
- Não fale de cabeça baixa.
- Ande enquanto fala ( você não é uma estátua)
-  Ao contrário do que muitos imaginam, o silêncio é uma poderosa ferramenta que pode ser utilizada não apenas em uma pregação mas também em nosso dia a dia. Utilize-o com inteligência, fale uma frase de efeito e em seguida fique alguns segundos olhando para o público em completo silêncio.
- Fale de forma lenta, isso evita tropeços nas palavras e ajuda para uma melhor compreensão.




3 - ESBOÇOS CURTOS

 Se você está pretendendo fazer a sua primeira pregação, não queira preparar uma mensagem de 50 ou 60 minutos. Essa cronometragem você desenvolverá com o passar do tempo. Faça pregações curtas. Quinze minutos de uma mensagem bem pregada é muito mais edificante do que uma hora de uma mensagem mal pregada e enfadonha.



4- BUSQUE CAPACITAÇÃO ESPIRITUAL

 De nada adianta você passar horas, dias e noites estudando a bíblia, pesquisando sobre sua postura encima do púlpito ou coisas do tipo e deixar sua vida espiritual em segundo plano. A palavra de Deus nos diz:
"Buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas".
Um pregador não é um palestrante. Não basta estudar o conteúdo, é necessário estar em constante contato com o Pai para manter-se sempre capacitado espiritualmente.



Apesar de não existir uma fórmula para aprender como pregar a palavra de Deus pela primeira vez, existem várias dicas que podem ser muito úteis para te ajudar a desenvolver e expor a suas pregações, portanto, não se acomode, esteja sempre buscando melhorar a cada dia mais. 
OBS: Não seja hipócrita, viva aquilo que você prega.

 Em meio a um mundo totalmente corrompido em que vivemos hoje, a pregação é algo extremamente necessário. Portanto não deixe de cumprir essa tarefa tão maravilhosa deixada por Deus para os seus servos aqui na terra. É através da pregação que ganhamos almas para Cristo, então pregue onde quer que você tenha oportunidade. Fale de Cristo, de seu nascimento, da sua vida, da sua morte e o mais importante, fale sobre a sua volta. Siga o exemplo de João Batista e pregue a respeito do arrependimento, pois é chegado o reino dos céus.

Nenhum comentário

É proibido qualquer tipo de SPAM