Resumo do livro de Êxodo

Share:
 O livro de Êxodo é o segundo livro da Bíblia cristã e também o segundo dos cinco registros feitos por Moisés que formam o pentateuco. A palavra "êxodo" significa saída ou partida, nome que por sinal lhe caiu muito bem, já que grande parte desse livro fala a respeito da saída do povo hebreu do Egíto. O texto a seguir é um breve RESUMO DO LIVRO DE ÊXODO, que no entanto não substitui a leitura da Bíblia.

Resumo do livro de êxodo.

INFORMAÇÕES GERAIS
Significado: partida
Autor: Moisés
Ano: 1440 a 1400 AC
Capítulos: 40
Versículos: 1.162

RESUMO DO LIVRO DE ÊXODO 

 O livro de Êxodo da prosseguimento a Gênesis, o qual fala a respeito da continuidade da geração de José. 
  E muitos eram os da geração de José, porém viviam em um tempo no qual Faraó não o reconhecia e consequentemente não tinha nenhuma compaixão  para com os seu povo, os israelitas. A falta de consideração pelos israelitas era tamanha que fez com que faraó ordenasse as parteiras a matar todos os meninos que vinhessem a nascer. Porém, temendo ao Senhor, as parteiras não cumpriram a ordem que lhes foi dada.
 Pouco tempo após o nascimento de Moisés sua mãe o escondeu num cesto que posteriormente foi colocado em um rio no qual a filha do faraó costumava tomar banho. Após ser encontrado pela filha do faraó, Moisés foi criado como egípcio.
 Moisés acaba sendo perseguido depois de matar um soldado egípcio que torturava um escravo hebreu. 


Resumo do livro de êxodo


 Alguns anos mais tarde, morando em Mídia o Senhor aparece diante de Moisés na forma de sarça ardente e lhe ordena que retorne ao Egito, pois aquele que o perseguia antes já não vivia mais. E o Senhor mostrou seu poder a Moisés quando transformou o cajado em serpente e fez sua mão tornar-se leprosa e depois curada. Moisés tinha um objetivo a cumprir, que era libertar a descendência de Abraão Isaque e Jacó das mãos dos egípcios.

 Mesmo tímido, Moisés cumpre o ide do Senhor e vai rumo a libertação de seu povo. 
 Nesse momento o livro de êxodo relata as dez pragas enviadas ao Egito para que o povo fosse liberto, sendo essas:


AS DEZ PRAGAS DO EGITO- RESUMO DO LIVRO DE ÊXODO 

  1. Águas convertidas em sangue
  2. Rãs
  3. Piolhos
  4. Moscas
  5. Pestes em animais
  6. Úlceras
  7. Chuvas de pedra e fogo
  8. Gafanhotos
  9. Escuridão durante 3 dias
  10. Morte de todos os primogênitos das famílias egípcias

 Após o acontecimento da última praga, faraó decide libertar o povo da escravidão. E o povo sai às pressas rumo a sua liberdade. Posteriormente faraó arrepende-se do que tinha feito e começa uma perseguição em busca dos hebreus para torna-los escravos novamente. 
 Quando tudo parecia perdido, e o povo se viu sem saída diante do mar vermelho, o Senhor ordena que Moisés toque com seu cajado nas águas e assim ele fez. Com isso o mar então se abre e permite a passagem daquele povo que enfim estavam liberto das mãos do faraó, o qual juntamente com seus soldados foram engolidos pelas águas quando tentavam alcançar os hebreus.


Resumo do livro de êxodo

 Neste momento o povo liberto passa a viver no deserto rumo a terra prometida. É aqui então que surgem as leis sagradas que conhecemos hoje como dez mandamento.


DEZ MAMDAMENTOS

  1. Não terá outros deuses 
  2. Não fará imagem de escultura 
  3. Não tomarás o nome de Deus em vão 
  4. Santificarás o sábado
  5. Honrar pai e mãe 
  6. Não matarás
  7. Não adulterarás
  8. Não furtarás
  9. Não darás falso testemunho do teu próximo 
  10. Não cobiçarás a mulher do próximo 






Post: Resumo do livro de Êxodo.


Nenhum comentário

É proibido qualquer tipo de SPAM